Cultura
Estão abertas as inscrições para o concurso da escolha do Hino de Oliveira dos Brejinhos
18/07/2017

Qual o cidadão ou a cidadã comum, com “veia musical” (composição, melodia arranjo ou interpretação), que não gostaria de ter seu nome eternizado na história de seu município, em uma das peças cívicas de maior importância para seu povo e sua terra de nascimento ou moradia? Pois o governo A Força da Organização está proporcionando esta oportunidade à população de Oliveira dos Brejinhos.

Estão abertas até às 17 horas do próximo dia 21 de agosto, as inscrições para o Concurso do Hino de Oliveira dos Brejinhos, inclusive com premiação de R$ 5 mil que podem ser divididos por até três pessoas reunidas na autoria do trabalho artístico. O evento de premiação, que prevê homenagem também com uma placa permanente na sede da Prefeitura, integra a programação do aniversário de Emancipação Política do Município, que será comemorado de 04 a 10 de setembro, também com encontro de fanfarras, outras ações culturais e o I Desafio AMAR de Atletismo.

O regulamento do concurso, com todas as normas detalhadas está no Edital nº 005/2017, publicado na edição 741 do Diário Oficial do Município, dia 11 de julho; e pode ser obtido neste link ( http://procedebahia.com.br/oliveiradosbrejinhos/publicacoes/Diario%20Oficial%20de%20Oliveira%20dos%20Brejinhos%20Ed%20741.pdf ).

O concurso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e o critério base tem como foco a "criação da letra (...) a partir da referência geohistórica do município, atendendo-se no poema às citações, trajetória histórica, com enfoque nas origens, história do seu povo, a natureza, produtividade, aspectos econômicos e sociais, potencialidades, observando-se que não haja promoção de individualidades e particularidades não expressivas nessa história, não contendo na letra gírias nem expressões temporárias e com enfoque de religiosidade" (trecho do Edital).

Para a professora Cely Ribeiro, que coordena o processo de organização do concurso, esta é uma das inciativas entre tantas que o governo A Força da Organização tem em seu planejamento para a valorização da Cultura do município. “O concurso tem como objetivo principal, promover, de forma democrática, os feitos de glórias de Oliveira dos Brejinhos, proclamar suas peculiaridades geopolítico-sociais, ambientais, naturais e históricas, além de estimular o senso cívico, o talento, a criação artística e a autoestima da população brejinhense, contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural da nossa sociedade”, reforçou a professora.

Patrimônio Público - O Hino do Município de Oliveira dos Brejinhos, escolhido no concurso, será registrado em cartório como patrimônio público, impresso em placa ou material similar e afixado no mural da Prefeitura Municipal (constando nome dos autores).

Podem participar do concurso pessoas a partir de 16 anos, que sejam brejinhenses natos, descendentes de brejinhenses natos ou com residência mínima comprovada de 6 (seis) anos. A inscrição é gratuita, mediante preenchimento de formulário próprio na sede da Secretaria Municipal de Educação (na Praça Antônio Rodrigues da Silva, defronte ao Fórum), de segunda a sexta-feira, no horário das 08 às 12h e das 14 às 17h.

De 22/08 a 04/09, a Comissão Organizadora (criada por decreto do Prefeito Municipal) avaliará previamente os trabalhos e escolherá as 05 (cinco) melhores composições, que serão divulgadas no dia 05 de setembro. E no dia 10 de setembro, data de aniversário do município, as cinco serão executadas pelos respectivos artistas em praça pública, de cujo evento sairá a vencedora. Portanto, consulte o regulamento no Diário Oficial e mãos e cabeça à obra!

Informações: Ascom ascom.oliveiradosbrejinhos@hotmail.com ou (77)9 9923-7899

Autor: Ascom DAF