Saúde
Vigilância Sanitária aperta o cerco contra criatórios urbanos de galinhas porcos e outros animais
27/06/2017

Em uma ação de preservação da saúde pública, a Vigilância Sanitária do município de Oliveira dos Brejinhos notificou nesta terça, 27 de junho, o suposto proprietário de um criatório com dezenas de galinhas, que vinha funcionando ilegalmente em área urbana da cidade. O galinheiro fica em um terreno murado de esquina, na Avenida das Oliveiras, ao lado da Retran, e vinha causando transtornos aos vizinhos, segundo denúncias à unidade de saúde.

No murada do criatório de galinhas, o cidadão Marcos Ferreira, que se declarou responsável pela criação, mas não proprietário do terreno, assinou a notificação e recebeu um prazo de cinco dias para a retirada das aves e a limpeza da área, já que, conforme a vizinhança, há registros de incidência dos chamados piolhos de galinha nas casas ao lado e em frente.

A criação de galinhas, bem como de porcos e outros animais é proibida em áreas urbanas, conforme norma de conduta do município, segundo confirmou o enfermeiro Cássio Cézar Oliveira Leite, diretor de Vigilância Sanitária. Não somente por causa dos piolhos, também pela incidência do inseto conhecido como barbeiro, que pode portar a doença de Chagas e transmiti-las aos humanos.

Além da Retran (unidade regional do Detran), a murada onde funcionava o galinheiro tem, entre os vizinhos, a Casa do Magistrado (reservada para hospedagem do juiz da Comarca), a residência do prefeito municipal e outras. “Nosso trabalho vai se estender por toda cidade. Em qualquer local que haja denúncia de criatório de galinha, porcos ou outros animais, em via urbana, iremos notificar”, acrescentou Cássio Leite.

Vigilância vai atuar nos festejos de São Pedro

A vigilância Sanitária vai estar a postos durante os festejos em homenagem a São Pedro, que vão desta quinta, 29 de junho, até domingo, dia 02, segundo informou a secretária municipal de Saúde, Zaire Ormonde. A equipe de Saúde, que ficará em um estande na Praça João Nery de Sant Ana nesses dias, poderá fiscalizar ostensivamente os estabelecimentos de comércio de alimentos e bebidas e receber denúncias referentes à zona urbana durante o período.

Autor: Ascom DA_2017