Ações educativas e de detecção do câncer de mama acontecem em diversas unidades dos PSF´S em Oliveira dos Brejinhos

Segunda, 12 de Novembro de 2018

O auto-exame é de extrema importância, pois o câncer de mama quando detectado na fase inicial tem mais chances de cura. A mulher pode fazer o exame já a partir da primeira menstruação, como o nome diz, ele deve ser feito pela própria mulher, tocando todas as partes dos seios. Você tem dúvidas sobre como fazer o exame? Aproveite a Campanha "Outubro Rosa" e aprenda a cuidar de você.

A ideia do Outubro Rosa é justamente esta, despertar as mulheres para o cuidado e a detecção precoce do câncer de mama.

Trata-se de um trabalho desenvolvido durante todo o ano na rede pública de saúde, mas que ganha um maior destaque neste período.


Para chamar a atenção da população, A Prefeitura municipal de Oliveira dos Brejinhos através da Secretara de Saúde preparou uma programação especial que teve início no dia 1º de outubro por todo o município . Os objetivos são a prevenção como ato de prestar informações sobre a saúde da mama, ressaltar a importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, apoiar e melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a erradicação do câncer de mama.


Durante todo o mês de outubro, a população está tendo acesso as ações desenvolvidas na rede pública de saúde, com horários diferenciados. As Unidades de Saúde da família ( PSF´S) vem realizando um trabalho de promoção e prevenção, estimulando o apoio e incentivo no cuidado à saúde da mulher, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama. São palestras, oficinas e orientações em toda a rede pública de Saúde.


Pablo Borges


Últimas Notícias