Saúde
Após anos como depósito de sucatas, Maternidade é reformada e vira sede da Secretaria de Saúde
31/07/2017

O prédio tem excelentes instalações, com piso em lajota e paredes também com cerâmicas. Diversos cômodos e banheiros e uma excelente estrutura que inclui acesso a cadeirantes e demais pessoas com dificuldades de locomoção. Foi construído no final da década de oitenta, iniciado pelo então prefeito Geraldo Santana “Canetão” e inaugurado pelo gestor seguinte, dr. Antônio Lopes, para sediar a Maternidade Municipal.

Na primeira metade dos anos 90, período em que o atual prefeito, Carlito de Libório, governou pela primeira vez o município de Oliveira dos Brejinhos, passou por reforma e recebeu melhorias que fizeram do local uma maternidade de excelente qualidade para a região. E foi administrada com empenho para atender, inclusive, pacientes que vinham de municípios vizinhos.

No entanto, desde 2013, depois da inauguração do Hospital João Cupertino da Silva, a maternidade foi desativada e o prédio foi abandonado pelo poder público; e logo passou a ser usado como depósito de sucatas, não apenas sucatas da Saúde e de outros órgãos da Prefeitura, mas também como depósito de carros apreendidos pela Segurança Pública. No local estava armazenado, inclusive, uma sucata de aparelho de Raio X, que contém material radioativo e que não pode ser descartado em qualquer ambiente sem as devidas medidas de segurança (veja fotos).

Apesar do estado de abandono e degradação, ainda no mês de janeiro o governo A Força da Organização, recém iniciado, transferiu toda sucata que se encontrava no local e reformou todo o prédio, com recursos próprios, deixando-o em condições de uso pelo município, que até dezembro de 2016 pagava diversos aluguéis de imóveis para sediar departamentos públicos.

No começo de julho, o prédio da antiga maternidade passou a ser a nova sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, que funcionava no primeiro andar de outro imóvel, na Praça do Fórum, e que não tinha acessibilidade para cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção.

De acordo com o prefeito Carlito de Libório, várias medidas desse tipo estão sendo adotadas em todo o município, com reformas de prédios públicos e alocação de órgãos e departamentos, não somente como medida de economia do dinheiro público, mas, principalmente, para possibilitar ao governo melhorias na prestação do serviço público e dar acessibilidade aos cidadãos com necessidades especiais e aos idosos e anciãos.

Secretaria Municipal de Saúde

Sede Administrativa – Avenida das Oliveiras, nº 154 – prédio da antiga Maternidade

Tel.: 77.3642-2195 e 3642-2433

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 17h