Campanha de prevenção ao câncer de mama em Oliveira dos Brejinhos

Quinta, 31 de Maio de 2018

Saúde

Entre os dias 07 e 11/05 foram realizados 214 atendimentos de prevenção ao câncer de mama de forma gratuita através da carreta móvel, no município.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 25% dos casos novos por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás do câncer de pulmão.

 

O diagnóstico de câncer somente pode ser estabelecido por meio de biópsia. No caso específico do câncer de mama, os agrupamentos celulares da doença são conhecidos desde o século 19, mas somente na década de 1990 foi possível identificar sua causa: duas mutações em genes específicos chamados BRCA1 e BRCA2. A partir daí, foi possível identificar quais famílias são portadoras desse defeito e, dentro dessas famílias, quais são os indivíduos afetados.

 

As mulheres que herdam mutação desses genes têm até 85% de chance de desenvolver câncer de mama e alta chance — de até 40% — de desenvolver câncer de ovário. Um caso conhecido é o da atriz norte-americana Angelina Jolie, portadora de uma mutação num desses genes e com vários casos de câncer de mama e ovário na família. Ela anunciou em 2013 ter se submetido a uma mastectomia dupla para reduzir suas chances de desenvolver a doença.

 


Pablo Borges


Últimas Notícias