Comunicado: Prefeitura Municipal rechaça comentários inverídicos publicados nas redes sociais, sobre o desabamento de caixa d’água na comunidade de ABELHEIRA e já providencia reestabelecimento do sistema
03/12/2021

A Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos, vem a público rechaçar afirmações inverídicas sobre o ocorrido na comunidade de Abelheira que teve o seu sistema de abastecimento de água comprometido, devido à deficiência na estrutura de sustentação do reservatório, culminando com o desabamento. Vale ressaltar, que há aproximadamente três meses, já havia sido detectado e levado ao conhecimento da comunidade os problemas na estrutura da referida caixa. Na ocasião os técnicos do município orientaram pela utilização de outra estrutura existente que foi construída pela CERB durante a gestão 2013/2016 que se encontrava desativada, uma vez que o poço artesiano que a alimentava abateu. Mas, devido a resistência de parte da comunidade de Abelheira, por questões meramente eleitoreiras, não aceitaram a sugerida mudança indicada pelos técnicos do município, o que certamente evitaria o lamentável acontecimento.

Primando pela excelência na condução do executivo municipal, procedemos levantamentos detalhados das estruturas disponíveis em diversas áreas dos serviços públicos. No dia 23 de setembro de 2021, foi realizada na comunidade de Abelheira, uma visita técnica in loco pela equipe de engenharia da prefeitura, exatamente com o objetivo de periciar a base da caixa de água pré moldada, tendo sido constatadas diversas irregularidades na sua instalação, como a falta das sapatas e vigas baldrames, bem como a rasa fundação para instalação dos pilares. Através dessas informações detectadas, a equipe técnica informou que não descartava a possibilidade de desabamento da estrutura pré moldada que havia sido instalada para abastecer a comunidade.

A partir daquela data, foi solicitado que não se utilizasse mais a base da caixa de Abelheira, apresentando como solução a base da caixa do Tira Chapéu, construída pela CERB, cuja estrutura, encontra-se em perfeitas condições de uso, suprindo assim a necessidade de abastamento das comunidades.

Apesar de não ter responsabilidade com o ocorrido, por ter sido a obra construída de forma precária na gestão passada, como constatado, a atual administração já mobilizou sua equipe técnica, para que sejam efetuados os serviços necessários no sentido da correta adequação para a normalização do abastecimento de água, primando pela segurança da população e visando unicamente o bem coletivo.

Encarando de frente os desafios diários, nosso compromisso sempre será com o bem estar da população brejinhense, assegurando direitos básicos ao cidadão, que é o foco principal desta gestão.