Nota Pública de Repúdio - Secretaria Municipal de Saúde
09/05/2022

"A Secretaria Municipal de Saúde de Oliveira dos brejinhos, vem por meio dessa nota, externar a população brejinhense nosso total repúdio a um texto que vem circulando nas redes sociais, no qual um vereador de oposição profere diversas inverdades a respeito dos serviços prestados pela secretaria municipal de saúde. Vereador esse que não tem o mínimo compromisso com a verdade e com o respeito ao posto que ocupa, pois, onde deveria ser exemplo de respeito à verdade e o compromisso com essa honrosa e egrégia casa de leis onde ocupa uma cadeira. É inaceitável que tal postura possa partir de um parlamentar que deveria representar o povo com a verdade.

O vereador afirma em seu texto que “mulheres brejinhenses estão sem fazer mamografia”, sabendo-se que a carreta que presta serviço de mamografia pela modalidade de mutirão, contratada pelo estado, está sem fazer o roteiro desde fevereiro de 2020 devido à pandemia, e que mesmo diante das dificuldades durante o ano de 2021 e início de 2022 já foram enviadas mais de 150 mulheres a cidade de macaúbas para realização do exame, além disso foram realizadas cerca de 72 exames de mamografia, 3 biópsias de mama e 29 consultas com mastologista, totalizando  na Policlínica Regional de Saúde,104 atendimentos durante o ano de 2021, ressaltando que o convênio com a mesma teve seu início  apenas em março do respectivo ano. Valendo lembrar que esse mesmo convênio foi rejeitado pela gestão a qual o vereador em questão fazia parte.

Com relação a mais uma fabulação descrita pelo mesmo em que afirma que “o povo que faz tratamento contra o câncer está dormindo nas filas porque não tem casa de apoio”, é sabido por todos que a Secretaria Municipal de saúde desde janeiro de 2021 quando assumiu mantem contrato com a Suzart casa de apoio situada na rua do Rosário, 12-94 – dois de julho, na cidade de Salvador. Inicialmente por processo de dispensa de licitação e posteriormente estabelecido contrato através de processo licitatório onde todos os pacientes e acompanhantes que tenham a necessidade, pernoite em Salvador, por meio do programa de tratamento fora de domicílio com seu cadastro e documentação devidamente regularizados tem direito à hospedagem com almoço, café e janta. Além disso todos os pacientes deste programa são assistidos com passagem de ida e volta para os respectivos tratamentos e acompanhante

Se necessário além de ambulância para pacientes acamados, serviços esses com diversos relatos de pacientes que posteriormente eram negados na gestão do grupo político do vereador em questão, sendo beneficiados apenas seus conchavos políticos.

Hoje temos um serviço que visa cada dia mais os serviços próximos à população, facilitando o acesso e reduzindo as longas filas deixadas pelo legado de pessoas que nunca se preocuparam com a qualidade do serviço público. Nossos serviços, hoje, contam com assistência de transporte sanitário básico em todas as unidades básicas de saúde, prestação de serviço de ultrassonografia, ortopedia, cirurgia geral. Ratificando que estamos praticamente zerando a lista de cirurgia, esse é o legado de uma gestão séria, responsável e que aplica os recursos públicos em prol do bem comum.

Queremos ainda reinterar nosso compromisso com o trabalho, com a transparência e com a qualidade na prestação do serviço à população, repudiando qualquer tipo de mentira com cunho “politiqueiro”. Fazemos um serviço técnico visando a garantia dos direitos a todos os cidadãos brejinhenses, e não a um grupo seleto de pessoas como relatado por diversos usuários através de denúncias

Sem mais para o momento, ratifico mais uma vez o compromisso com a verdade e com a manutenção das garantias e direito determinadas nas leis que regem o sistema único de saúde."

Hélbisson Saldanha Ribeiro

Secretário Municipal de Saúde