Período de Estiagem: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e SAAE orientam a população a reduzir consumo de água em Oliveira dos Brejinhos
20/09/2021

A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) continuam com ações para manter o abastecimento de água no município mesmo durante o forte período de estiagem que a região atravessa. Mas diante de uma crise hídrica, se faz necessário o Racionamento da água junto à uma Campanha de Uso Consciente e ações preditivas e corretivas, pois a falta de chuva por vários meses está afetando o armazenamento local. Sendo assim o racionamento unido à colaboração da população é o melhor caminho, evitando danos ainda maiores.

Após pesquisa realizada pela SEMAT e SAAE, considerando o volume médio diário consumido em 2020, estimou-se que cada pessoa do Município de Oliveira dos Brejinhos atualmente consome em média 322 L/dia, o dobro do limite recomendado para a população abastecida que é de 100 a 160L/dia conforme Manual de Saneamento da Funasa, 2015.

A Prefeitura tem realizado a manutenção constante nos reservatórios de água ativos que realizam a distribuição para vários bairros da cidade. Porém, sem previsão de grande volume de chuva nos próximos dias, algumas ruas passarão por rodízios e horários reduzidos para que todos possam ter acesso o mais igualitário possível.

Ressaltando que o desperdício excessivo de água pode vir a gerar multa aos moradores. Podendo ser denunciado ao SAAE: (77) 3642 – 2556.

A Campanha de conscientização ainda deve abordar diversas questões como preservação das nascentes e reservatórios, preservação de patrimônios público, consequências das queimadas, reciclagem, taxa de água, reutilização e uso racional da água. Com ações e metas a serem cumpridas para manter o abastecimento regular município. E poderão ser acompanhadas semanalmente nas redes oficiais da gestão municipal.