Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos realiza curso de Capacitação de Brigadistas Voluntários de Combate a Incêndios Flor

Quinta, 27 de Setembro de 2018

Meio Ambiente

A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, realizou entre os dias 27 e 31 de agosto o curso de capacitação de brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais.

Promovido pelo programa Bahia sem Fogo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ministrado pelo INEMA e pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o curso com duração de 40 horas teve um índice de adesão acima do esperado, atraindo um grande número de interessados que puderam desfrutar de conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndios florestais, uso e manutenção de ferramentas e equipamentos, além de primeiros socorros voltados à atividade do brigadista voluntário, com ênfase em suporte básico de vida.

Oriundos do período de estiagem ou de queimadas irregulares para uso e cultivo da terra, os incêndios florestais tem sido constantemente combatidos na região, o que endossa a importância das brigadas voluntárias.

Por outro lado, a prevenção ainda é o melhor remédio, dicas simples como não usar fogo na limpeza de áreas e estradas, não fazer fogueiras, não jogar cigarros ou fósforos acesos nas matas, não queimar o lixo e/ou entulho, não soltar balões, entre outras, ajudam a reduzir consideravelmente a ocorrência dos incêndios que colocam em risco a vida e a saúde das pessoas, afetam plantações, florestas, rios e nascentes, matando fauna, flora e micro-organismos fundamentais para o equilíbrio ecológico.

A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

#olhaamudançaacontecendo
#aforçadaorganização


Pablo Borges


Últimas Notícias