Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos realiza D do Novembro Azul lembrando a importância da prevenção ao câncer de próstata
17/12/2019

A Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos, por intermédio da Secretaria de Saúde, NASF, Atenção Básica e apoio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer realizou no dia 29 de novembro, o dia D em alusão ao Novembro Azul, na Praça da Bandeira, centro da cidade. A campanha lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem.

A programação incluiu amistoso masculino infantil de futsal, Torneio das Secretarias de Futsal Masculino onde a equipe da Saúde sagrou-se campeã, vencendo a equipe da Cultura, e foram oferecidos também testes rápidos – Anti HIV, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, ente outros.
Durante todo o mês de novembro, atividades também foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, com palestras de orientação além de exames clínicos.

A preocupação de cuidar é inerente à gestão, desde a atenção básica até a especializada. A intenção é permitir o acesso de todos aos sistemas de saúde. A campanha do novembro azul é uma dessas oportunidades de tratar da saúde do homem, investindo na informação, na prevenção e em quebrar as resistências e preconceitos.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

Autor: Solange Coorin