Prefeitura Municipal realiza Capacitação Neonatal
25/07/2018

Aconteceu no dia 14/06 na câmara municipal de vereadores a capacitação de triagem neonatal - teste do pezinho, todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem das nove unidades de saúde da família e HPP participaram do evento que foi realizado pela APAE de Salvador em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através da direoria de atenção básica.

A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas à cada doença.

O objetivo principal foi o de proporcionar aos colaboradores ( enfermeiros e técnicos) aperfeiçoamento profissional, descentralizar o exame e melhorar principalmente a qualidade no atendimento , facilidade de acesso e a garantia do tempo oportuno para a realização do teste do pezinho aos recém-nascidos nas suas unidades de saúde.

Vale ressaltar que anteriormente, o exame era realizado apenas por um profissional e na sede do PSF I.

Autor: Pablo Borges