Prefeitura promove semana de atividades em alusão do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Terça, 01 de Maio de 2018

Saúde

Na última quinta-feira (26), celebrou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Por conta disso, durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nas escolas, no CAPS e na feira iniciativas voltadas à conscientização e diagnóstico da doença.

No dia 28/04 os profissionais do NASF deram orientações pessoas sobre alimentação, atividades físicas e qualidade de vida, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional , entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Hipertensão Arterial afeta de 11 a 20% da população brasileira com idade acima dos 20 anos. Trata-se de uma doença silenciosa, caracterizada pela elevação dos valores das pressões máxima e mínima, quando estas igualam ou ultrapassam os 140/90 mmHg (conhecido como 14 por 9).

Alguns dos principais fatores de risco da hipertensão arterial são: hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados; sobrepeso e obesidade; tabagismo; hereditariedade; diabetes. A contínua elevação da pressão arterial pode comprometer o funcionamento de órgãos importantes como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as próprias artérias.

CUIDAR DA SAÚDE É PRIMORDIAL


Pablo Borges


Últimas Notícias