Prefeitura realiza Campanha de Multivacinação e contra a Poliomelite
17/08/2022

A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, por meio da Secretaria de Saúde promove a campanha de vacinação de multivacinação e contra a Poliomelite, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias); buscando alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a faixa etária. A vacinação contra a Poliomelite acontece para crianças menores de 5 anos (04 anos 11 meses e 29 dias).

A campanha acontece até o dia 24 de agosto com mobilização nacional (Dia D) previsto para 20 de agosto, na sede, na quadra da Escola Vila Maria, das 8h às 16h. Pais ou responsáveis devem levar seus filhos para a vacinação.

Na área rural a vacinação acontece através de uma programação municipal das 8h às 15h, com a carteirinha de vacinação, para receber as doses de imunizantes faltantes, nas Unidades de Saúde.

A Campanha de Multivacinação contempla as 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, entre elas as que protegem contra doenças como hepatites A e B, tétano, pneumonia, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, varicela e HPV, entre outras.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença. A vacina protege quem a recebe e a comunidade como um todo.