Prefeitura realiza Dia D de Vacinação contra Gripe Influenza e Sarampo no sábado (30)
26/04/2022

A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos realiza, no sábado (30), o Dia D de Vacinação Contra a Gripe Influenza e Sarampo, das 8h às 15h, nos PSF I e II e na quadra da Escola Vila Maria.

Inclusão de todos os grupos prioritários:

- Idosos acima de 60 anos

- Gestantes e puérperas

- Crianças de 6 meses a menor de 5 anos

- Comorbidades

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de saúde.

- Forças de segurança e forças armadas

- Professores (mediante a comprovação de vínculo empregatício)

- Pessoas com deficiência permanente.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

A única forma de evitar a doença é por meio da imunização.

Gripe

A vacina do Butantã contra a gripe (influenza) é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância do cartão vacina estar com todas as vacinas em dia.