Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos inicia mutirão de Mamografias em unidade móvel do Governo do Estado
11/12/2023

Cerca de 70 mulheres foram atendidas pela Unidade Móvel do Governo do Estado que dá apoio a Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos no Mutirão de Mamografias para o rastreio do câncer de mama. A Carreta de Mamografias Itinerante da Secretaria de Saúde da Bahia atende mulheres, com idade entre 50 a 69 anos, residentes na cidade.

e

Os atendimentos começaram nesta segunda-feira, dia 11, na Praça João Nery de Santana e prosseguem até 23 de dezembro. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é a de realizar mais duas mil mamografias. “O exame é fundamental para esse rastreio em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com a prevenção o tratamento pode ser mais rápido.”, disse o prefeito Silvando Brito que fez questão de comparecer ao primeiro deste momento tão importante para o município, e também incentivou às mulheres a realizarem o exame.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, a mamografia fica pronta em até 45 dias. Se houver alguma alteração, a paciente faz uma ultrassonografia e biópsia. Em caso de resultado positivo para câncer, a mulher vai iniciar o tratamento gratuito oferecido pelo Governo do Estado e amparda e direcionada pelos serviços da Secretaria Municipal de Saúde em Salvador, somando essas ações para que as mulheres  tenham conforto e continuem se cuidando.'' explicou o secretário.

O Mutirão da Mamografia é voltado para a demanda reprimida. Também foi realizada uma busca-ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para chegar até as mulheres que precisam fazer o rastreio.

E durante a espera para o atendimento, são realizadas diversas palestras, com dinâmicas leves e inclusivas, com psicóloga, educadora física e nutrionista.

Algumas mulheres foram agendadas pela unidade de saúde e outras através dos Agentes Comunitários de Saúde, com atendimento de pacientes pela manhã e pela tarde. Nesse primeiro dia, pela manhã o atendimento foi para pacientes das regiões de Canabrava e Bom Sossego e no período da tarde para, sedeI e sede II.
Alcançando assim, às mulheres da zona rural e sede a serem contempladas com o rastreio. Em ato de generosidade com a campanha, o gestor municipal providenciou um planejamento estratégico de transportes públicos para que muitas mulheres, das diiversas comunidades, não percam esta oportunidade de realizar o exame aqui no município e de forma gratuita.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Além da prevenção pelo autoexame, manter o peso corporal, ser fisicamente ativo, reduzir o uso de bebida alcoólica e amamentar estão entre as práticas que contribuem para a redução de riscos por fatores modificáveis.

A mamografia é capaz de detectar uma série de anormalidades nas mamas, incluindo nódulos, calcificações, assimetrias e distorções da arquitetura mamária habitual. Embora esse seja um método altamente eficaz de rastreamento e diagnóstico, há situações que requerem exames adicionais.

Assista: https://www.instagram.com/reel/C0u53D8rUCv/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

E Veja mais fotos na galeria abaixo: