Oliveira dos Brejinhos, realizou a 8ª. Conferência Municipal de Assistência Social
11/07/2023

O CMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, através da  Secretaria de Assistência Social, realizou, nesta terça-feira 11 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de toda a equipe de trabalhadores do SUAS, profissionais da saúde, educação, meio ambiente, dentre outras áreas da gestão.

Na oportunidade, a Primeira-Dama Flávia Duarte Brito Santos, representou o Prefeito Silvinho, que justificadamente não pode comparecer.

A Conferência 2023, teve como tema central a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Ocasionalmente, foram discutidos os cinco eixos de trabalho: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; Benefício e transferência de renda,  com o objetivo de formular propostas  que atendam as três esferas de governo.

Para a Assistente Social com especialização em gestão do SUAS e assessora do município, Sandra Neves: “Assistência Social é direito inalienável do cidadão e dever intransferível do estado. As conferências, se configuram como importantes espaços democráticos e deliberativos, tendo como foco principal uma análise profunda e sistematizada dos serviços, programas e projetos que são executados no município, com a finalidade de avaliar a política de Assistência Social no âmbito municipal, com um olhar voltado para o futuro.”

Para a Presidente do CMAS Arleide Galvão: “As conferências de Assistência Social, são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política e garantir o exercício do controle social”.
A Secretária de Assistência Social, Josimélia Almeida, enfocou em sua fala que: “Este é também um momento que permite reafirmarmos a proposta do governo de desenvolver um trabalho de qualidade no que se refere a acesso a direitos. Com a participação de todos, vamos trabalhar para o desenvolvimento de uma política ainda mais efetiva”.

O evento, contou ainda, com a participação das crianças do SCFV, que abrilhantaram o momento com uma linda apresentação, que emocionou e arrancou aplausos de todos os presentes.

Finalizando, foram apresentadas e escolhidas as propostas que serão encaminhadas para o estado e eleitos os delegados que representarão o município na 14ª. Conferência Estadual de Assistência Social.