W3C

Saúde
Oliveira dos Brejinhos contra a dengue: Ações de combate e prevenção são intensificadas no município
25/06/2020

Nestes tempos de enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, por meio da Secretaria de Saúde, não dá trégua também ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e, tem intensificado nos últimos dias, as ações de prevenção, tanto na sede quanto na zona rural.
Uma equipe composta por agentes de controle de endemias está atuando fortemente na prevenção, para acabar com os criadouros do mosquito.

A participação da população é fundamental no combate a estes criadouros com a adoção de medidas simples como manter a limpeza dos reservatórios e impedir o acúmulo de água limpa e parada. Dentre os principais cuidados estão: tampar caixas, tonéis e barris d’água; colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água; manter as calhas limpas; não deixar água acumulada sobre a laje; substituir água dos pratos dos vasos de plantas por areia; cobrir grandes reservatórios, como piscinas. A população pode aproveitar o isolamento social para reforçar os cuidados dentro nos quintais e dentro de casa.

Em caso de sintomas como febre alta acima de 37,8°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelha no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima.



Autor: