Oliveira dos Brejinhos é contemplada com 100 moradias do programa Minha Casa Minha Vida
11/04/2024

Prefeito confirmou a notícia na tarde desta quinta-feira 911), com muito entusiasmo, lembrando que foram beneficiadas famílias inscritas no CadÚnico e  no programa MCMV. “Foram contempladas pessoas que de fato necessitavam  de uma residência digna no novo conjunto habitacional urbano”.

A prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, que através da Secretaria de Assistência Social, havia solicitado formalmente a inscrição do município no programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, foi contemplada integralmente no seu pedido, conforme consta na portaria de contemplação nº 355/2024, publicada pelo Ministério das Cidades para atender a demanda de moradias urbanas, no intuito de ofertar mais dignidade às famílias carentes do município. Importante ressaltar que Brejinhos foi uma das 33 cidades selecionadas, entre os 417 municípios da Bahia, nesta etapa, para receber 100 residências na modalidade “MCMV urbano”.

O anúncio oficial veio do gestor, que inclusive esteve pessoalmente em Brasília, cobrando a inclusão de Brejinhos e reforçando a cada reunião, empenho dos deputados e senadores que representam o município, para que viabilizassem os trâmites legais dessa obra de grande importância, que exige elevados valores financeiros. Cumpridas todas as exigências, o município foi selecionado, para atender pessoas em comprovada situação vulnerabilidade, que sonham com um lar decente, com dignidade e conforto para os seus familiares. O prefeito anunciou que o município, ao ser aceito no programa, deve iniciar em breve a construção das 100 casas em local adequado, Residencial Flor de Mandacaru, na sede do município.

“Estou radiante por ver realizado o nosso sonho, depois de muitas lutas, de todo o esforço da Secretaria de Assistência Social, apresentação de projeto e cumprimento de todas as exigências, ao final, Brejinhos foi contemplada com 100 unidades habitacionais. É uma grande conquista para o nosso município, graças à essa parceria de sucesso com o Governo Federal”, declarou o prefeito, que agradeceu também a todos que colaboraram para que a cidade fosse beneficiada.
De acordo com o gestor, o município, através do Cadastro único, realizou um levantamento prévio com 100 famílias, tendo sido todas contempladas nesta primeira fase, seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, o público-alvo são famílias de baixa renda, que já possuem cadastros no CadÚnico, selecionadas de forma transparente e ética. Ressaltando que as famílias contempladas já foram previamente selecionadas, através do CadastroÚnico.

Oliveira dos Brejinhos está vivendo um momento histórico, com o restabelecimento da credibilidade do município junto aos governos estadual e federal, resultando em grandes investimentos e se tornando um verdadeiro canteiro de obras. “São ações como essas que desenvolvem nossa cidade, trazem ainda mais dignidade à população e torna nosso Município cada dia melhor. Para a realização de mais esse sonho, nos empenhamos em oferecer a contrapartida do município, que irá colaborar financeiramente com esse projeto, em conjunto com o governo federal”. Finalizou o prefeito.

Veja na galeria abaixo cópias da portaria de contemplação públicada pelo Ministério das Cidades: