Oliveira dos Brejinhos vacina as primeiras crianças contra à Covid -19
24/01/2022

Na manhã desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra à Covid-19 Kids, pais e filhos chegaram bem cedo para garantir a dose, agendada pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Na ocasião, Emerson Moreno Rodrigues, de 11 anos, foi a primeira criança a receber a dose 1 do imunizante.

Os infantes Igor Alves Gomes (11 anos), Weliton Kauan Xavier dos Santos (11 anos), Wanderson Lucas Santos Almeida (10 anos) e Alicia Lima Souza (10 anos), também foram vacinados e receberam ainda, um "Certificado de Coragem", uma homenagem simbólica feita pela Secretaria Municipal  de Saúde. Na oportunidade cada criança também recebeu uma muda de planta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, marcando um dia histórico para o nosso município.

A vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde mediante agendamento prévio com os Agentes Comunitários de Saúde.

A Dose Pediátrica, tem um intervalo de 2 meses para a 2° Dose.
Inicialmente, a Imunização será para crianças de 10 e 11 anos e crianças com comorbidades e deficiência permanente, 5 a 11 anos, que devem estar acompanhadas pelos pais, é necessário também aguardar 20 minutos no local após a aplicação da vacina.

A imunização contra à Covid -19 para crianças de 5 a 11 anos tem aprovação da Anvisa e órgãos reguladores internacionais, além de comprovação de estudos científicos. Até a última quinta-feira (20), 13.652 crianças já haviam sido vacinadas no Estado da Bahia

Para a vacinação são necessários os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, Cartão do SUS (atualizado), Comprovante de Residência, Cartão de Vacina e Relatório Médico, receita ou exame que comprove a comorbidade.

Saiba quais as deficiências permanentes e comorbidades do grupo prioritário de 5 a 11 anos:

• Deficiências físicas e motoras
• Deficiente Auditivo
• Deficiente Mental
• Deficiente Visual
• Deficientes Acamados com lesão medular
• Transtorno no Espectro Autista (TEA)

Comorbidades
• Arritmias Cardíacas
• Anemia Falciforme
• Cardiopatia  Hipertensia
• Cardiopatia Congênita
• Cirrose Hepática
• Cor - pulmonar e hipertensão pulmonar
• Diabetes Melitus
• Distrofia Muscular
• Doença Cerebrovascular (AVC...)
• Doença Renal Crônica
• Doença da Aorta, dos grandes vasos e fístula arterivenenosas
• Hipertensão Arterial Estágio 3
• Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
• Hipertensão Arterial Estágios 1 e 2 com lesão em órgão - alvo e/ou comorbidade
• Imunossuprimidos (HIV e doenças reumáticas)
• Insuficiência Cardíaca (IC)
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Obesidade Mórbida
• Oncologia/ Câncer (Doença ativa em tratamento)
• Paralisia Cerebral
• Pneumopatias Crônicas Graves (DPOC, Asmas Graves)
• Próteses Valvares e dispositivos
• Cardíacos Implantados
• Renais Crônicos em Diálise
• Síndrome de Down
• Síndrome Coronarianas
• Transplantados
• Valvopatias

Observação: Os registros dos menores foram devidamente autorizados pelos responsáveis.