Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3642-2157

  • E-mail

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

    Praça João Nery de Santana, 197, Centro

  • Outros meios de contato

Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos realizou com êxito, a 1° Conferência de Saúde Mental do município
26/03/2022

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS realizaram nesta sexta-feira (25) a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental. Esta conferência tem como objetivo analisar as prioridades, levantar e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental que serão apresentadas nas etapas seguintes dentro dos âmbitos municipal, estadual e nacional. E tem como tema 2022: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A Secretaria de Saúde com toda a equipe tem buscado várias formas de trabalhar com as pessoas que tem problemas de depressão, ansiedade entre outros.

Essa Conferência é um marco para a saúde de Oliveira dos Brejinhos e era muito esperada pela equipe, usuários e toda a população. Na última conferência de saúde, foi incluso um eixo para falar da saúde mental e discutir propostas. Mas a gestão sabia que isso ainda era muito pequeno para o tamanho e importância da saúde mental. Que a partir da pandemia ficou ainda mais evidente.

A leitura do regimento foi feita pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Magalhães Borges Ormonde, e na sequência votação do mesmo. A assembleia esteve atenta aos conhecimentos atualizados que foram apresentados pelo palestrante, Antônio Reinaldo Rabelo, médico especialista em psiquiatria.

O Prefeito, Silvando Brito, que participou ativamente da Conferência, falou sobre a implantação do CAPS No município em sua última gestão e destacou a importância dos serviços que são ofertados pelo órgão. Na oportunidade explanou diversos investimentos que facilitarão o trabalho do Centro de Atenção Psicossocial, dentre eles estão:

-Ampliação de aquisição de medicamentos para o Caps

-A partir de abril será disponibilizado transporte próprio para o Caps

-Buscar a construção da sede própria

- Equipar a cozinha para fornecer refeições para os usuários intensivos

- Iniciar projeto do CAPS 3 para junto ao Estado/Ministério

O Prefeito Municipal enfatizou o seu comprometimento em pensar e repensar as ações de saúde mental no município, fortalecendo esta parte do SUS.

O evento foi brilhantemente conduzido pelo apoiador institucional, Cidiclei Leite da Silva, que também norteou o momento da votação das propostas e a eleição da delegação, que pela resolução do Conselho Nacional de Saúde, garante o direito a eleger quatro delegados titulares, que poderão participar da Conferência Estadual levando nossas propostas sobre saúde mental e representando o município. Os eleitos pela assembleia são: Jovânia Bispo Lima Hendel, Kennedy Teixeira de Araújo, Murilla Pereira Leite e Sirlene Sodré Ormond. Suplentes: Lívia Portela dos Santos, Robson Gonçalves Passos, Tamires Sá Teles de Souza e Cristina Jeanne da Rocha.

 



Autor:

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito