Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3642-2157

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

    Praça João Nery de Santana, 197, Centro

  • Outros meios de contato

Regulamento : Torneio de Futsal Novembro Azul
11/11/2021

REGULAMENTO: 

Art. 1º - Será um evento organizado pela Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos-BA, através da Secretarias de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. 

 Art. 2º - A Prefeitura irá realizar ações de conscientização em alusão a Campanha Novembro Azul, visando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, entre elas está a retomada de outras modalidades do esporte no município, como o Futsal e o Ciclismo.  

DO SISTEMA DE DISPUTA 

 Art. 3º - O sistema de disputa será definido de acordo com o número de equipes inscritas, disponibilidade de tempo, divulgado pelo departamento de esporte.  

  • Único - Os confrontos serão definidos por sorteio, cujos critérios serão definidos pela Comissão Organizadora.

Art. 4° - O Torneio acontecerá nos dias 19,20,26 e 27 de novembro, a partir das 18h, com 8 equipes, divididas em 2 grupos, A e B, na 1° Fase os confrontos serão realizados por ordem de sorteio entre as equipes de cada grupo, na semifinal se enfrentam os vencedores de ambos os jogos. A final será decidida, dia 27/11/ 2021, entre os vencedores desses confrontos. Sendo assim a final será composta pelos vencedores do 5° e 6° jogo, para o 1°e 2° lugar. A disputa do 3° colocado ocorre no mesmo dia (entre os perdedores). 

 Art. 5°Os jogadores não devem usar ou transportar equipamentos ou objetos perigosos. Os jogadores não podem utilizar nenhum equipamento ou objeto reputado pelos árbitros, que sejam perigosos a eles ou aos demais jogadores, inclusive qualquer tipo de joias como, colares, piercing, brincos, pulseiras, cordões, anéis, alianças, relógios, faixas de couro ou borracha, etc... Não é permitido cobrir esses objetos com esparadrapo, fita adesiva ou similar. Os árbitros exigirão a remoção do objeto e não sendo atendido devem expulsar o jogador. 

 Art. 6º - Os jogos terão início às 18h da noite do dia 19 de novembro de 2021, na quadra da Praça Geraldo de Araújo Santana, sendo admitida uma tolerância de 10 (dez) minutos para início de cada jogo. 

Primeiro - É obrigatória a presença das equipes devidamente uniformizadas e em condições de jogo. 

Segundo - A equipe que não se apresentar para jogar, após o tempo de tolerância, perderá por não comparecimento (WO). A equipe presente será declarada vencedora pelo placar de 01x00.  

Art. 7° - Somente o erro de direito que ocasione prejuízo real à equipe vencida, no tocante à alteração do placar, dará motivo à anulação do jogo, desde que esta anulação não beneficie o infrator. 

 Art. 8° - Se um pênalti for marcado pouco antes ou junto com o apito finalizando o tempo regulamentar do 1º ou 2º período de jogo ou ainda, o tempo suplementar, este período somente será finalizado após a execução do tiro penal, mesmo que o placar esteja zerado.  

Art. 9° - As penalidades serão aplicadas em grau de Advertência, Suspensão e Eliminação da equipe. 

 Art. 10° - O comportamento antiesportivo, bem como agressão física ou verbal, tentada ou consumada contra árbitros, atletas e pessoas presentes, levará ao atleta ou membro da equipe julgamento de acordo com a agressão que ali ocorreu. Podendo ficar fora de três partidas dos próximos eventos realizados pelo departamento de esporte.  

Art.11° - Caso o arbitro encerre uma partida em razão de qualquer incidente ou fato e aponte o time causador, o mesmo será considerado perdedor pela contagem de 5x00.  

Art. 12° - As decisões da Comissão Organizadora serão irrevogáveis e produzirão efeito imediato. 

 PREMIAÇÃO  

Art. 13° - Serão premiadas as seguintes colocações:  

1° lugar - 500 reais 

 2° lugar - 300 reais 

 3° lugar - 250 reais 

4° lugar - 200 reais  

Art. 14° - A equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (WO), conforme artigo cinco, sem motivo justificado, será automaticamente eliminado do torneio.  

Art. 15° – O departamento de esporte não se responsabilizará por acidente de qualquer natureza ou indenizações aos participantes, tal como o uso de imagens dos atletas.  

Art. 16° - Cada partida será por tempo corrido e terá duração de 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos cada com um intervalo de 05 (cinco) minutos. A equipe que obtiver mais gols ao final da partida será declarada vencedora.  

Art. 17° Cada equipe tem um jogador com a função de capitão, este não desfruta de nenhuma concessão ou privilégio especial dos demais jogadores, mas ele terá certo grau de responsabilidade em relação ao comportamento de sua equipe, antes, durante e após o jogo. Dirigir-se ao árbitro buscando interpretação ou informação essencial, quando necessário, desde que o faça com respeito e cortesia. Identificar-se como capitão da equipe através do uso de uma braçadeira colocada em um dos braços e, cabe-lhe determinar o novo capitão, entregando-lhe a referida braçadeira, quando for expulso, tiver que deixar a quadra por uma contusão grave, ou qualquer outro motivo. O capitão da equipe não necessita estar na quadra de jogo para o início do jogo. Não é permitido o uso da braçadeira com esparadrapo, fitas, etc... Quando não for cumprido este item deve ser relatado e o jogo realizado. 

 Art.18° – Em caso de empate, as equipes disputarão pênaltis em forma de morte súbita. As penalidades deverão ser cobradas pelos atletas que estejam inscritos e não tenham sido expulsos. O mesmo atleta só poderá realizar a segunda cobrança após todos os outros terem realizado a primeira cobrança.  

Art. 19° - Se ao realizar as penalidades para o desempate ocorrer REBOTE, não será permitido completar o gol. 

 Art. 20° - O goleiro deve ter pelo menos parte de um pé tocando na linha do gol.  

Art. 21° - Em uma cobrança de pênalti se o jogador da equipe que fez a falta impedir ou dificultar seu adversário cobrar o penal, será aplicado o cartão amarelo.  

Art. 22° - Caso ir para os pênaltis o número de cobranças será 5 cada time, a equipe se estiver com maior número de atletas poderá por escolha própria diminuir o número de atletas para igualar ao adversário.  

Art. 23° - Arremesso de meta, a bola estará em jogo no momento que for lançada ou jogada e se mova claramente, não precisando a mesma sair da área de meta.  

Art. 24° - O goleiro irá ter 4 segundos para iniciar o jogo, podendo sair jogando dentro da sua área.  

Art. 25° - Um adversário bloquear, um jogador adversário, pode ser considerado como uma tática legal de jogo, desde que o jogador bloqueador se encontre parado e não atrapalhe intencionalmente o adversário procurando aproximar-se e causar contato físico com seu corpo. Além disso, o adversário deve ter a possibilidade de evitar o bloqueio. Um bloqueio pode ser realizado se o jogador adversário está na posse da bola ou não.  

Art. 26° - Não será permitido gol direto de lateral, a favor ou contra, será marcado tiro de canto (escanteio) se o jogador fizer isso contra sua própria meta, ou se for contra adversário será tiro de meta. 

 Art. 27° - O tiro de escanteio ou canto no futsal é cobrado com a bola no quarto círculo, com os pés em até quatro segundos. Art. 28° - O goleiro poderá receber a bola apenas uma vez de seu companheiro de jogo na sua quadra de defesa apenas uma vez. Se estiver na quadra de ataque pode receber mais de uma vez.  

Art. 29° - O cronometrista indicará o fim de um tempo ou período de um jogo.  

Art. 30° - A equipe que tiver jogador expulso, ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol. 

 Art. 31° Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos e estiverem com mesmo número de jogadores em quadra, a recomposição das equipes só será feita após os 2 minutos. 

 Art. 32°- O jogador pode pegar a bola colocar no centro e chutar diretamente ao gol, independente se estiverem todos no campo de defesa ou não. 

 Art. 33° Se a equipe que desobedecer às regras aqui colocadas sofrerá penalizações nos próximos eventos esportivos realizados pelo município, no caso de um atleta de qualquer equipe vier a ser expulso ele deverá se retirar do ambiente de jogo.  

Art. 34° - E caso a torcida das equipes causarem desordem no ambiente de jogo, quadra ou arquibancada, o time será penalizado.  

Art. 35 ° - Não serão permitidos atletas de outra cidade.  

Art. 36° - Para receber a premiação, será necessário à apresentação do termo de autorização assinado pela equipe. Deverá ser escolhido entre as equipes vencedoras, em 1º, 2º, 3º e 4º lugar, um representante sendo dirigente ou o capitão com documentação para receber o pagamento pela prefeitura. 



Autor: