Secretaria de Meio Ambiente de Oliveira dos Brejinhos alerta sobre prevenção contra incêndios
29/07/2021

O período de estiagem concentra a maior parte dos focos de incêndios e exige atenção. Devido à baixa umidade relativa do ar e período de poucas chuvas, a Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, faz um alerta para a população sobre incêndios florestais e urbanos, principalmente em relação às queimadas realizadas para a limpeza de terrenos, quintais e incêndios causados por vandalismo ou descuido com bitucas de cigarros, velas, fogueiras, queima de resíduos sólidos, entre outros.

Nesta quarta - feira (28), a Polícia Ambiental, Brigadistas, Servidores Municipais, representantes das empresas Seta e Essêntia, SAAE e Moradores deste município reprimiram um início de incêndio. O fogo que iniciou por volta das 19h30, no Alto da Santa Cruz, teve suas chamas totalmente cessadas as 22h.

Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, a prevenção sempre é a melhor opção, sendo esta fundamental para que possamos minimizar os efeitos do fogo, reduzindo os impactos ambientais. “Pedimos que, em caso de incêndios, denuncie. Somente assim conseguiremos evitar queimadas de maiores proporções e coibir desastres ambientais. Contamos também com a colaboração da população com os cuidados de prevenção diante de objetos e meios que geram o fogo.” destacou o dirigente da pasta.

A Administração Municipal lembra que esta prática é proibida como crime previsto na Lei 9.605/98 e Lei Municipal 94/2017.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça, que junto às consequências da poluição, ocorrem os riscos à saúde, principalmente a pessoas portadoras de comorbidades respiratórias e um sério agravante em tempos da Covid-19.

Endereço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Endereço - Rua Flaviano Dourado n° 95/ Contato - (77) 9.9800 - 3361.

Acompanhe as imagens do local após o ocorrido: