Gestão “Amor e Trabalho” já realizou cerca de 50 limpezas de tanques e aguadas nas comunidades rurais, somando mais de 500 horas trabalhadas com máquinas apropriadas
09/12/2023

Ciente da importância desses reservatórios para armazenamento de água no período seco, a prefeitura intensificou as ações antes das chuvas de fim de ano

De forma programada, organizando um calendário em conformidade com as demandas, a prefeitura de Oliveira dos Brejinhos vem executando desde o início, ao longo dos anos de 2021, 2022 e 2023, um trabalho de grande vulto na manutenção e limpeza de tanques e aguadas no interior do município. Sensível às dificuldades enfrentadas pelo homem do campo na luta contra a estiagem, a gestão autorizou ações eficazes, que aconteceram sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e Transportes, com o objetivo deixar os reservatórios completamente limpos e acessíveis para que a água das chuvas que já se avizinham, possam ser armazenadas com maior eficiência.

Além de todo suporte disponibilizado às comunidades e regiões produtivas, com aquisição e doação de máquinas, tratores agrícolas, equipamentos e orientações, intermediando parcerias e financiamentos rurais, para o fortalecimento da produção e melhores condições de vida aos que vivem da agricultura e pecuária, a gestão municipal também se preocupa diariamente com a manutenção de poços artesianos para abastecimento humano e dessedentação animal, além de zelar pelos reservatórios existentes com a limpeza e manutenção. “Fico feliz em ver de volta a preocupação da prefeitura com o povo da roça, pois existem tanques aqui que só foram limpos no ano de 2011, há 13 anos atrás”, disse um dos agricultores beneficiado.

O gestor municipal, sempre que possível acompanha os trabalhos. “É essencial que estas ações sejam desenvolvidas, pois visa a preparação dos locais de armazenamento, para a chegada das chuvas. Nossa equipe realiza a limpeza dos reservatórios que em tempos passados, estiveram sem essa atenção, Desde que assumimos a gestão em 2021, retomamos essas ações, que consideramos indispensáveis para que haja equilíbrio, pois são fontes que garantem a vida dos animais e a subsistência dos moradores. Isso é investimento essencial para melhoria das condições de sobrevivência do homem no campo”, relatou o prefeito.